Cutucaram a onça com a vara curta...

Eu li esse livro chato por pura curiosidade em torno da polêmica que se formou na época em que a cabeça do escritor valia o seu peso em ouro.
Segundo o escritor, o Alcorão foi inventado por Maomé e as "revelações" vinham sempre segundo as necessidades particulares do profeta, Gabriel nunca teria aparecido realmente à Maomé e tudo aquilo era fruto de suas alucinações por conta de seus sucessivos ataques epiléticos. Foi o suficiente para que o homem só tivesse paz e fosse esquecido após a morte do Aiatolá.
Liberdade de expressão por liberdade de expressão, eu não ouvi falar de ameaças de morte por parte da igreja católica contra o cineasta Jean-Luc Godard quando em 1985 o mundo assistiu abismado ao seu clássico "Je Vous Salue Marie" (Versão subversiva da história do nascimento de Jesus. Na versão de Godard, Maria é uma estudante que joga basquete, José é um motorista de táxi e o Anjo Gabriel é mais violento do que se possa imaginar.
Indicado ao Urso de Ouro, conquistou apenas uma menção honrosa no Festival de Berlim). Na época, a igreja pressionou governos, usou a política e meios obscuros para reforçar sua crítica e conseguiu impedir a exibição do filme em alguns países (Brasil, por exemplo). Nada que o tempo não releve: hoje em dia, qualquer um pode

A igreja também não mandou matar o escritor Dan Brown que de uma maneira rocambolesca reuniu dezenas de teorias da conspiração diferentes para ilustrar em seu romance que Jesus comeu Madalena e que tiveram descendentes entre outras coisas nada católicas. O "Código da Vinci" provocou reações adversas da "Santa Sé" mas nada que o impedisse de se tornar um best-seller mundial e o autor continua vivo.
Também não ouvi falar se o mossad sequestrou e currou o Spilberg para que ele parasse com as filmagens de "Munique". Na verdade o filme só mostra que judeu se faz de coitadinho mas é bem safadinho e rancoroso. Como todos os povos.
A queda de braço agora é entre a europa inquisitora onde os descrentes queimavam em fogueiras e um mundo obscuro onde as mulheres são obrigadas a esconder o rosto e os ladrões são executados em público, sem direito a julgamento. A coisa vai longe...
O mais interessante é que todos são contra a guerra e pregam a paz e o amor.
É a corrida para o fim do mundo. Ninguém quer ser o último a chegar.
PS: Antes do fechamento dessa edição, recebi 7 e-mails com ameaças de morte: tres de muçulmanos radicais, um de um membro da Opus-Dei, dois do mossad e um do FBI. Um homem-bomba explodiu na esquina de casa (erro de cálculo) e três muçulmanas me escreveram querendo dar. Não se pode mais exercer com tranquilidade o direito à liberdade de expressão nesse mundo vão!
Feliz era o pastor que chutava a santa e nem foi linchado.
2 Comments:
Fala tche!
Viu a treta q deu aqui com os quadrinhos Dinamarqueses? Vai brincando...
Saudade de ti, minha bixa!
BEIJOS!!!
A proposito, dei um update aqui e passei a tarde lendo seu blog!
MANDA MAIS!
Postar um comentário
<< Home