sexta-feira, maio 11, 2007

Ai meu Sacro Santo ...

Quantos Santos existem na igreja católica? Não sabem?
A Wikipédia diz que são mais de dez mil. E eu não duvido nada, voces já ouviram falar em São Beda ? Pois é, eu também nem num sei quem é. O que eu quero dizer é que é santo à dar com o pau.

Pois então, o Brasil é o maior país católico do mundo e só agora emplaca o primeiro santo. Mas que país de merda!

A Bélgica, onde vivo, tem a superfície do tamanho do Acre e a quantidade de habitantes igual ao Rio de Janeiro mas produziu vários santos: santo Emébert, são Pépin de Landen, santo Falcon de Tongeren (juro que não inventei nenhum deles, todos existem). curiosidade: A Bélgica tem também vários astronautas (e não turistas espaciais que plantam feijãozinho no espaço) mas isso eu abordarei em outra oportunidade.
Pombas, se a bélgica, o pais do tamanho de uma cacota de nariz, tem vários santos, onde foi que erramos? Onde está atrelado o nosso fracasso em produzir santos verdadeiros*?
Fico aqui, de longe, imaginando o Galvão Bueno emocionadíssimo narrando a canonização do Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro e seu tataravô : "- É o Frei Galvãoooooooooo, do Brasiiiiiillllllllllll !!! ( e a música do Senna tocando ao fundo)
O Fantástico já produziu uma série de reportagens que retrata a vida do nosso santo tupiniquin, nosso orgulho nacional, a Beija-Flor vai dedicar o seu enredo de 2008 ao sacro santo e por aí vai.
Pena que o Papa Chico Bento não se lembrou de canonizar toda a nação brasileira, esses sim os verdadeiros santos que fazem milagres para sobreviver.
*
* Padre Donizete, Padre Cicero, Antoninho da Rocha Marmo não são santos reconhecidos pelo Vaticano. Se eu não me engano (e não to afins de pesquisar) eles são beatos. Vão ter que esperar sentados pela canonização afinal, só a do frei Galvão levou 185 anos. Essa galerinha supracitada pode continuar caprichando no milagre que o páreo vai ser duro.

4 Comments:

At 10:39 PM, Anonymous Anônimo said...

Papa Chico Bento foi a melhor da sexta ... Vc se supera a cada dia ;-)))))))))))))))

 
At 11:11 PM, Blogger Joe Bass said...

Ah minha Ex-acorrentada... nada é suficiente quando te amamos. E as arveres, somos nozes!

 
At 2:02 AM, Anonymous Anônimo said...

Então, fio, na verdade o processo de canonização do Frei Galvão durou menos tempos - por volta de quinze anos - qdo surgiu o promeiro milagre nos anos 1980, ele virou beato. Qdo veio o segundo, virou santo.
Uma tese bastante discutida é de que os brasileiros cultivam devoção a tanta gente - cada localidade possui diversas devoções "não-oficiais" - que dificultou o empenho e a prova da existência de um santo aqui. Justamente pelo seu "excesso" de catolicismo que o primeiro santo brazuca só saiu qdo o pessoal aprendeu a fazer a lição de casa pra canonizar alguém - já que é um pousta processo demorado e cheio de guéri-guéri.
Beijo!!
Karina

 
At 1:41 PM, Anonymous Anônimo said...

Bass, não to em crise não rs ... Olha o nome do blog que vc vai entender que os posts são sempre variações sobre o mesmo tema. Tenho férias em novembro e já to na lista de espera para seu city tour clássico de turista-mané hahahaha. Se quiser vir a Vitória, tem casa, comida e roupa lavada garantidos. Bjs.

 

Postar um comentário

<< Home