sexta-feira, março 16, 2007

Por que eu escrevi o post acima?

O post acima eu escrevi para que voces, leitores ingratos, não venham reclamar que eu só ando colocando vídeos do youtube o tempo todo sem exercitar minha escrita não revisada.
Eu estou me peparando para o meu primeiro B.A.S.E. jump que será na Noruega.
Ávido por vídeos, informações, estatísticas sobre essa não tão nova ramificação do paraquedismo, trombei com um vídeo que me fez cair o queixo. Se eu falasse sobre o conteúdo dessa filmagem sem contar uma história trivial da minha existência voces nunca iriam dar a devida atenção ao fato, por isso tio Joe tem o prazer de apresentar para voces o "Project Excelsior".
Antes de mandar o homem pra lua, a NASA produzia uma série de experimentos para saber qual seria a reação do corpo humano no além-terra. Começaram a mandar uns bonecos pro espaços para serem catapultados de um balão. O resultado era terrível, afinal, nessa época (1959/1960) ainda não existiam as real dolls. Os bonecos, sem muita composição científica, desciam da estratosfera em parafusos que atingiam até 200 rpm. Fatal para um ser humano.
Mas daí então, teve um tio (ex-paraquedista do exército) que contestou o uso dos bonecos e resolveu ele próprio participar dessa experiência. Foi batizada de "Projeto Excelsior".
Como não havia aviões que pudessem alcançar a altitude dos balões, Joseph Kittinger (o maluco em questão e diretor da própria missão) resolveu ir de balão para o espaço e de lá saltar.
Saltou em três missões e bateu vários recordes desconhecidos pela humanidade.
A primeira missão o mandou de balão à 26.300 m de altitude (um avião transcontinental voa a 10.000 m), o equipamento era temporizado para abrir vários para-quedas por etapas da queda mas abriu o estabilizador logo na saída do balão. Nosso herói entrou em rotação, apagou e foi salvo pelo mecanismo que acionava o para-quedas principal à 3.000 metros de altitude.
O segundo teste foi três semanas depois. Com o cu na mão provocado pelo apuro da missão anterior, ele resolve sair só à 28.000 metros. A missão foi um sucesso.
Movido pelo sentimento de "I'm the King Lear!!!!" , Zé Kittinger mandou pau na última missão. O balão foi até 31.300 m (!!!!!). O equipamento pressurisador rompeu na junta de sua sua luva e sua mão direita sofreu dores atrozes. Ele não comunicou a NASA sobre o problema com as luvas pois estava decidido a atingir o ponto máximo que um humano pudesse ainda voltar à pé pra terra.
Ele ficou 12 minutos esperando a terra girar para que ele pudesse saltar no local correto. As estatísticas são aterradoras:

  • 4':36" de queda livre
  • 13'45" desde a saída do balão até atingir o solo
  • temperatura de -70 C no alto, momentos antes do salto
  • Durante a queda-livre, a velocidade do mané variou entre 980 - 1005 km/h
  • Ganhou várias comendas e a proibição de continuar com o projeto

Voces estão boquiabertos? Então assistam a esse vídeo que mostra essa história absurda:





Quem tem cu tem medo. Esse tio aí tem uma sonda que liga o intestino à uma bolsa. O cu dele ninguém nunca soube se existiu.