sexta-feira, setembro 15, 2006

Band of Brothers e outras amenidades

Semana passada fizemos turismo de guerra aproveitando o bom tempo para pedalar na Bastogne e pelos campos da batalha das Ardennes.
Incorporando totalmente a atmosfera nostálgica que nos foi proporcionada, chegamos em casa exaustos mas resolvemos assistir os 10 episódios de "Band of Brother" seguidos por "Canhões de Navarone", " O Dia Mais Longo" e " Os 12 Condenados".
Tirando o fato de que todos os esses filmes se passam numa Europa flagelada onde os americanos irão restaurar a paz e trazer a felicidade global, encontrei uma série de semelhanças entre eles que são no mínimo interessante :


1) Para se passar disfarçadamente por um oficial alemão, não é necessário falar o idioma fluentemente. Basta apenas carregar no sotaque que os soldados alemães acreditarão em você.

2) Normalmente os protagonistas sobrevivem a qualquer batalha, exceto aqueles que caírem na besteira de mostrar para seu colega de trincheira uma foto de sua amada que lhe espera no final da guerra.

3) Na hora do "mano-a-mano", um soldado americano armado com uma colher pode derrotar dezenas de soldados alemães, armados com metralhadoras, quando encurralado.

4) O melhor lugar para se esconder durante uma troca de tiros com o exército inimigo é num rio ou numa lagoa. As balas nunca conseguem perfurar a tensão superficial da água.

5) O inglês é o idioma preferido da comunidade global. Até mesmo um grupo de prisioneiros franceses prefere falar em inglês entre si quando estão sozinhos.

6) Sempre que uma mensagem é enviada por código morse ela encontrará um destinatário que a decifre, seja um oficial no campo de batalha ou uma familia de camponeses famintos.

7) Qualquer loira boazuda de 22 anos pode ser autoridade mundial em criptografia.

8) Todo batalhão possui um líder de coração justo e benevolente, um intelectual, um comedor, um religioso, um psicopata e um negro (que sempre morrerá metralhado pelas costas).

9) Os alemães são péssimos no manejo de armamentos. Bazucas, morteiros e canhões fazem sempre um alvoroço, mas nunca acertam o alvo.

10) Praticamente não há habitantes na Europa durante a Segunda Guerra. Todas as cidades estão abandonadas. A população européia está basicamente concentrada nos pequenos vilarejos onde ocorrerão grandes festas e carreatas para os heróis americanos.